Antes de querer interpretar tudo o que lê, é importante saber alguns detalhes. Lembrando que "importante" é diferente de "necessário".
- O texto é um conjunto de ideias organizadas e relacionadas entre si, formando um todo significativo capaz de produzir interação comunicativa.
- Um texto é constituído por diversas frases. Em cada uma delas, há uma certa informação que a faz ligar-se com a anterior e/ou com a posterior, criando condições para a estruturação do conteúdo a ser transmitido. A essa interligação dá-se o nome de contexto.
- Os textos apresentam referências diretas ou indiretas a outros autores através de citações. Esse tipo de recurso denomina-se intertexto.
O primeiro objetivo de uma interpretação de um texto é a identificação de sua ideia principal. A partir daí, localizam-se as ideias secundárias, ou fundamentações, as argumentações, ou explicações, que levem ao esclarecimento das questões apresentadas na prova.
Sabendo disto, os textos exigirão dos leitores 5 ações fundamentais:
IDENTIFICAR – é reconhecer os elementos fundamentais de uma argumentação, de um processo, de uma época (neste caso, procuram-se os verbos e os advérbios, os quais definem o tempo).
COMPARAR – é descobrir as relações de semelhança ou de diferenças entre as situações do texto.
COMENTAR - é relacionar o conteúdo apresentado com uma realidade, opinando a respeito.
RESUMIR – é concentrar as idéias centrais e/ou secundárias em um só parágrafo.
PARAFRASEAR – é reescrever o texto com outras palavras.
Muitos pensam que há a ótica do escritor e a ótica do leitor. Pode ser que existam, mas numa prova de concurso qualquer, o que deve ser levado em consideração é o que o AUTOR DIZ e nada mais.
Até logo!
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