Menu

Image Map

26 julho 2015

#FILOSOFIA: TEMAS RECORRENTES - ENEM

O problema de querer estudar sozinho é não saber por onde começar, entre outras coisas que atrapalham. Organizamos algumas coisa importantes de natureza filosófica para guiar um pouco o plano de estudo de vocês.

Meu professor do ensino médio costumava sempre marcar qual era o período histórico de cada coisa que ele falava. Era chato, bem chatinho. Mas esse modo foi excelente para poder esclarecer o estilo da galera.

Fazendo um geral do que tem em outros sites e livros de cursinhos, esse método de "período histórico"  é bem destacado também. Ou seja, meu professor estava em uma ótima linha organizacional.



Veja o que estudar/revisar para o Enem:
Filosofia antiga: Política, ética e moralidade (Sócrates, Platão e Aristóteles);
Filosofia medieval: Relação da fé e da razão (São Tomás de Aquino);
Filosofia moderna: Concepções na política (Maquiavel), Estado de natureza, contrato social e estado de sociedade (Hobbes, Locke e Rousseau);
Filosofia contemporânea: Michel Foucault.

Questões de filosofia são extensas, na maioria das vezes, e exigem leitura e entendimento de texto, estabelecimento de vínculo com a atualidade e conhecimento de alguns aspectos dos autores mais tradicionais.

Desde 2008, quando o ensino de Filosofia e Sociologia passou a ser obrigatório nas escolas do último nível da educação básica, o Enem deu maior espaço às questões desses temas. Cobradas de maneira interdisciplinar na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Por isso, é comum estudar as duas matérias simultaneamente. 

Até logo!


Nenhum comentário: